ALVENARIA

  ALVENARIA     Você provavelmente já sabe o que é Alvenaria Estrutural, mas talvez ainda não tinha percebido isto. É o mais antigo sistema construtivo usado pela humanidade. Nos tempos bíblicos, o pessoal da Babilônia já construía com tijolos de barro seco ao sol, os antigos egípcios usavam alvenaria de pedra, e na Idade Média foram construídas pontes e catedrais que estão de pé até hoje – e provavelmente ainda estarão por lá durante muitos séculos.
Mais recentemente, na era da industrialização na Construção Civil, a Alvenaria Estrutural está em uso já há mais de um século. Aqui mesmo, no Brasil, existem edifícios com mais de 30 anos cuja estrutura foi executada usando blocos de concreto. Em termos de edifícios públicos, temos os prédios antigos da Universidade Mackenzie, feitos com tijolos de barro e construídos há cerca de  100 anos .      Mas o que diferencia uma alvenaria comum de uma estrutural? A função básica de uma alvenaria comum é a vedação (ou fechamento), enquanto que a Alvenaria Estrutural substitui dois principais sistemas de uma construção: a estrutura de concreto armado e os fechamentos de alvenaria. Portanto, na Alvenaria Estrutural as paredes da edificação são também a estrutura que suporta todas as cargas: além do peso próprio, também das lajes, coberturas e carga, além de fatores externos como o vento.

          Um exemplo bem comum de Alvenaria Estrutural são os “sobradinhos” de dois pavimentos construídos aos milhões por aqui, onde as lajes de piso e de forro apoiam-se diretamente sobre a alvenaria ou sobre uma pequena cinta de concreto armado, enquanto que as paredes se encarregam de transportar as cargas para o solo, através dos baldrames apoiados em sapatas corridas ou pequenas estacas “brocas”).
Este tipo simples de construção evoluiu bastante, atualmente é possível construir edifícios de vários pavimentos com o mesmo princípio de funcionamento   BASTANTE UTILIZADO EM MURO DE ARRIMO        
C) ALVENARIA ESTRUTURAL PARCIALMENTE ARMADA: quando parte da estrutura tem paredes com armaduras para resistir aos esforços calculados, além das armaduras com finalidade construtiva ou de amarração, sendo as paredes restantes consideradas não armadas.

D) ALVENARIA ESTRUTURAL PROTENDIDA: a alvenaria estrutural protendida foi mais desenvolvida no Reino Unido, onde esse tipo de construção faz parte do código de normas desde 1985 e onde são encontrados vários casos de utilização dessa tecnologia a partir do final da década de 50; em outros países, como a Austrália e Estados Unidos a utilização dessa tecnologia é mais recente, porém já é normalizada; uso da alvenaria estrutural protendida é viável quando se tem paredes sujeitas a esforços laterais, tais como a construção de edifícios com esforços de vento preponderante, muros de arrimo, reservatórios de água, silos, colunas para sustentação de grandes áreas de telhado (p.e. galpões industriais), paredes sujeitas a impactos acidentais, vigas, lajes e coberturas, painéis de fachada pré-moldados.            

VANTAGENS

* Economia de formas

* Redução significativa dos revestimentos

* Redução dos desperdícios de material e mão de obra

* Redução do número de especialidades

* Flexibilidade no ritmo de execução da obra

DESVANTAGENS

* Dificuldade de se adaptar a arquitetura para um novo uso

* Necessidade de qualificação para a mão-de-obra

* Interferência entre projeto de arquitetura , estruturas e instalações   Contato
www.estrutular.com.br
e-mail 
contatoestrutular@bol.com.br
fones (11) 2562-3606/ 9 5555-5972   

ATENDEMOS ESCOLAS RESIDÊNCIA CONDOMÌNIOS EMPRESAS E HOPITAIS